Athletico Paranaense

Acabou o mistério: ontem (11), na véspera de decidir o título da CONMEBOL Sul-Americana, o agora Athletico (com “h” e sem acento) Paranaense lançou oficialmente sua nova identidade. E o nome — que você já leu — foi só a primeira mudança.

Conforme os filmes que compõem o storytelling da nova identidade — em particular o segundo, que causou polêmica ao provocar grandes clubes do Brasil e a Rede Globo —, o Athletico Paranaense se apoderou de seu apelido “furação”, que, estilizado em quatro linhas transversais ascendentes (simbolizando crescimento) ocupa a maior parte do logo, completado pela sigla “CAP” em nova tipologia. Não há “escudo” ou “contorno”: a disposição dos elementos compõe a forma do brasão.

Na composição completa, o lettering “ATHLETICO PARANAENSE 1924” aparece abaixo do novo logo. Entende-se, por isso, que o ano de fundação do clube sobe de importância na hierarquia dos símbolos rubro-negros.

E a marca-furacão do Athletico Paranaense “varreu” também a antiga identidade das camisas: para 2019, sai o listrado vertical rubro-negro e entra a aplicação do logo atual — autênticas peças-conceito.

Já o nome, entendemos nós, tem uma dupla função de internacionalização: “ATHLETICO”, com “h” e sem acento, aproxima-se da expressão inglesa — e, por isso, universal — athletic, praticada em todo o mundo (citamos, como exemplos, o espanhol Athletic Bilbao, da Espanha, os ingleses Charlton Athletic e Wigan Athletic). Já “PARANAENSE” foi mantido porque, além de representar as origens, é como o clube ficou conhecido na América do Sul.

Em seus canais de comunicação, o “Atlético” já é Athletico. A expectativa é de que a mudança estará 100% concluída até 1º de janeiro de 2019 — talvez com a taça da Sul-Americana no armário.

l

Thiago Zanetin tem 33 anos e é redator publicitário. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na elite italiana.

Imagens: Divulgação.

l

Siga o Futebol Marketing nas redes sociais: facebook | twitter

Category: CamisasFutebol MarketingMercado

Tags:

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial