Chelsea quer reeducar torcedores intolerantes em Auschwitz

“Você errou. Agora, pode escolher: ser banido [dos jogos] ou passar um tempo como nossos executivos de diversidade para entender o que você fez.”

Foi assim que o presidente do Chelsea, Bruce Buck, definiu, ao jornal The Sun, a nova medida educativa do Chelsea contra eventuais atos de racismo e, em particular, antissemitismo de sua torcida nos jogos em Stamford Bridge: um curso de reabilitação no museu de Auschwitz-Birkenau — o mais terrível dos campos de concentração nazistas, na Polônia.

A ação, que conta com apoio integral de Roman Abramovich, patrono do clube (e judeu), começou a ser planejada em setembro de 2017, quando um pequeno grupos de torcedores do Chelsea dirigiu coros e ofensas antissemitas a Alvaro Morata, atacante do próprio clube, durante uma vitória contra o Leicester City. Na época, a diretoria blue reprovou publicamente o caso — que tem se mostrado uma constante também nos dérbis conttra o Tottenham.

“É difícil agir quando um grupo de 50 a 100 pessoas está cantando. É virtualmente impossível removê-los do estádio. Mas, se identificarmos cada um deles, podemos fazer alguma coisa”, explicou Bruce Buck. “Essa ação dá [aos torcedores punidos] a chance de compreender o que fizeram, de se comportarem melhor.”

Auschwitz-Birkenau foi uma das maiores máquinas de extermínio do holocausto judeu promovido pelo nazismo durante a II Guerra Mundial, com mais de 1 milhão de vítimas (as que foram registradas) entre abril de 1940 e janeiro de 1945. Em abril desse ano, o Chelsea esteve lá, representado por 150 torcedores e funcionários num ato oficial. Sinal de que o clube realmente se comprometeu com a causa. Que a fração intolerante da torcida blue adote a mesma mentalidade.

l

Thiago Zanetin tem 33 anos e é redator publicitário. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na elite italiana.

Imagens: Divulgação.

l

Siga o Futebol Marketing nas redes sociais: facebook | twitter

Category: Futebol Marketing

Tags:

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial