Como o Bahia quer faturar com sua marca Esquadrão

É fato mais do que consumado: rescindido com a Umbro há meses, o Bahia passará a vestir uniformes assinados pela sua própria marca esportiva: Esquadrão.

A Esquadrão será a primeira (e, por ora, a única) marca esportiva própria na Série a do Brasileirão Assai. E que também se destaca das demais — LOBO (Paysandu), 19Treze (Juventude), LEÃO 1918 (Fortaleza), Azulão (CSA), 1909 (Coritiba) etc. — também pelo seu modelo de negócio.

A operação da marca Esquadrão não contará com fabricantes exclusivos. Definidos os modelos — que foram criados e votados pela torcida —, o Bahia flexibilizará a produção. Pode-se ter, por exemplo, uma parceria em Salvador e outra para São Paulo — onde há muitos tricolores. Tudo depende da especialidade de quem produz e da demanda estimada por região. Com produções locais — que imaginamos, implicam trabalhos de distribuição e negociações com canais também locais ou regionalizadas — os custos tendem a cair, o preço para o torcedor diminui e diferentes públicos poderão ser atendidos com agilidade Brasil afora.

A Esquadrão também abre possibilidades de licenciamento para o Bahia. Não necessariamente a marca assinará todo o enxoval promocional e/ou casual; e não necessariamente, também, apenas uma empresa assumirá o que a Esquadrão não assinará. Durante a Copa do Mundo FIFA, por exemplo, o Bahia — já rescindido com a Umbro — confiou a produção de duas camisas comemorativas à Super Bolla. Só nisso, o Bahia ganhou pelo uso de sua marca (o brasão tricolor) e sobre as vendas; e, se a SB quiser seus produtos do Bahia na(s) futura(s) loja(s) Esquadrão, o clube tende a ganhar também diretamente na negociação — caso já não esteja estabelecida.

É dessa forma que o Bahia espera faturar em torno de R$ 4 milhões por ano com a Esquadrão. Conseguirá? Vamos acompanhar.

l

Imagens: Divulgação.

l

Siga o Futebol Marketing nas redes sociais: facebook | twitter

Category: CamisasFutebol MarketingMercado

Tags:

2 comments

  1. Rapaziada, Azulão não é do crb. Os caras são vermelho e branco, rivais do csa, esse sim azul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial