Diadora x Vasco | A Camisa Negra dos 120 anos

l

“Eu já lutei por negros e operários
Te enfrentei, venci, fiz São Januário
Camisas Negras que guardo na memória”

l

Em 1923, o football ainda era um esporte de elite. E o Vasco da Gama, contrariando o establishment, conquistou o Campeonato Carioca daquele ano com um time de base negra e operária, que ficou conhecido como “Camisas Negras”.

Ato contínuo, criou-se uma nova liga, na qual o Vasco da Gama só seria aceito se retirasse esses atletas. O clube disse não. Acabou sendo convidado em 1925, com a condição de que tivesse sede própria. E ergueu-se São Januário.

Assim se fez a fama de um Vasco da Gama popular e inclusivo. Conceitos que, 95 anos depois, foram resgatados pela Diadora para marcar os 120 anos de história cruz-maltina.

Não é a primeira vez — longe disso — que o manto dos Camisas Negras é reproposto no Vasco da Gama. Mas a releitura da Diadora está, com certeza, entre as melhores já feitas.

Além de homenagear o momento que definiu a essência popular do Vasco da Gama, o manto da Diadora ainda traz duas referências ao “heroico português” que dá nome ao clube: uma grande caravela em marca d’água, que ocupa toda a lateral direita; e uma rosa-dos-ventos à esquerda da curzu-de-malta.

Ou seja, é a história dentro da história, consolidada pelo brasão comemorativo de 120 anos, aplicado na nuca.

Pelo que vimos nas redes sociais, a maioria dos vascaínos aprovou a Camisa Negra de 120 anos criada pela Diadora. Excelente notícia para o Vasco da Gama, que, como já explicamos, dependerá muito mais dos royalties progressivos sobre vendas (começam em 20% e podem chegar a 24%) do que de verba fixa para ganhar dinheiro no contrato com a marca italiana.

l

Thiago Zanetin tem 32 anos e é redator publicitário. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na elite italiana.

Imagens: Divulgação.

l

Siga o Futebol Marketing nas redes sociais: facebook | twitter

Category: CamisasFutebol Marketing

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial