“Europa League 2”: a terceira competição da UEFA

“Europa League 2”. Esse é o nome provisório da nova terceira competição de clubes da UEFA, que acontecerá a partir da temporada 2021-22 — quando se abrirá um novo ciclo de broadcasting.

No total, a “Europa League 2” terá 141 jogos, disputados em 15 semanas espaçadas pela temporada (assim como a UEL), sempre às quintas-feiras (antes dos jogos da UEL — uma avant première), e vai funcionar assim:

— oito grupos, de quatro equipes cada, seguindo-se etapas de oitavas-de-final, quartas de final, semifinal e final;
— os segundos colocados na fase de grupos disputarão um playoff pré-oitavas de final contra os terceiros colocados das chaves da “UEL 1”;
— e o campeão da “UEL 2” ganha uma vaga para a “UEL 1” da temporada seguinte.

Dessa forma, estabelece-se uma clara hierarquia divisional entre os torneios da UEFA, com “acessos” (via títulos, da UEL à Champions e da “UEL 2” à UEL) e “descensos” (através das terceiras colocações nos grupos da UCL e da UEL). Grosso modo, o futebol do Velho Mundo agora terá suas séries A, B e C.

E quem se classifica para essa ‘Europa League 2’? Ainda não se tem o critério oficial (embora as ligas nacionais do TOP 5 — Inglaterra, Alemanha, Espanha, Itália e França — já tenham vagas garantidas). Sabe-se, porém, que a intenção da UEFA é contar com três competições de 32 cubes cada em suas fases de grupo (atualmente, só a UCL entrega esse formato), suprimindo ao máximo as etapas preliminares da UEL.

Além disso, estima-se que, com a “Europa League 2”, ao menos 34 países estarão representados nas fases de grupos das competições da UEFA, o que facilita a comercialização dos direitos de transmissão e patrocínio praça a praça — além de agradar politicamente mais federações filiadas.

l

Thiago Zanetin tem 33 anos e é redator publicitário. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na elite italiana.

Imagens: Divulgação.

l

Siga o Futebol Marketing nas redes sociais: facebook | twitter

Category: Futebol MarketingMercado

Tags:

2 comments

  1. Futuramente a Champions deve disputar-se somente ha terça-feira, a liga europa passa para Quarta e esta nova competição à Quinta tal como a respectiva final!
    Enquanto a final da Liga Europa será à sexta e da Liga dos Campeões ao Sabado, tudo na mesma semana!
    Os Playoffs passam a ser em Fevereiro depois da fase de grupos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial