Guarani x Ponte Preta: o dérbi da Topper

Arquirrivais em tudo, Guarani e Ponte Preta agora têm um ponto em comum: a Topper. Ou melhor: a marca Topper, já que os modelos de negócio diferem muito. Abaixo, explicamos esse novo capítulo — dessa vez, comercial e de marketing — do Dérbi de Campinas-SP.

l

GUARANI

A Topper chegou ao “bugre” em dezembro de 2016, logo após o acesso à Série B do Brasileirão, substituindo a JOMA. O acordo, que vai até o fim de 2020, contempla materiais de jogo, treino e viagem para todas as categorias do clube (da base ao profissional). Como remuneração, prevê apenas pagamentos de roaylties sobre vendas e bônus por objetivos alcançados — como, por exemplo, a promoção, com título, à Serie A1 do Paulistão Itaipava, conquistada na atual temporada. Ou seja, é um contrato de fornecimento sem patrocínio.

l

PONTE PRETA

Já na “macaca”, a Topper estabeleceu um contrato de fornecimento com patrocínio. Isso significa que, além contar com materiais de jogo, treino e viagem para todas as suas equipes (da base ao profissional) e faturar royalties sobre vendas, o clube ainda receberá, durante as próximas quatro temporadas, um valor fixo anual. Mais: Ponte e Topper têm um planejamento comercial agressivo, que prevê distribuição nacional, camisas femininas e lançamento para datas de destaque no varejo — como, por exemplo, o Outubro Rosa.

l

QUEM VENCEU?

Sem dúvida, a Topper, que, além de aumentar seu portfólio para 12 clubes (Atlético-MG, Brasil-RS, Botafogo-RJ, Ceará-CE, Goiás-GO, Nacional-SP, Náutico-PE, Paraná Clube-PR, Remo-PA e Vitória-BA são os demais), sendo oito de capitais — Belém-PA, Belo Horizonte-MG, Curitiba-PR, Fortaleza-CE, Goiânia-GO, Salvador-BA, São Paulo-SP e Rio de Janeiro-RJ —, agora domina a rivalidade de Campinas-SP, uma das maiores, se não for a maior, do interior brasileiro.

l

Thiago Zanetin tem 32 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na elite italiana.

Imagens: Divulgação.

l

Siga o Futebol Marketing nas redes sociais: facebook | twitter

Category: CamisasFutebol MarketingMercado

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial