LaLiga rumo aos EUA? Não para a FIFA

“Oponho-me fortemente e nego a autorização para a disputa de Girona x Barcelona em Miami. O Conselho da FIFA analisou a questão, e entendemos que as partidas oficiais das ligas nacionais devem ser disputadas em seus próprios países.”

A declaração é de Gianni Infantino, presidente de FIFA, que praticamente sepulta a ideia — ou melhor, a parceria já fechada — da LaLiga para levar alguns de seus jogos aos EUA nas próximas 15 temporadas, a contar da atual. Girona x Barcelona, válido pela 26ª rodada, seria o choque inaugural.

Antes da FIFA, a Real Federación Española de Fútbol-RFEF (a “CBF da Espanha”) já havia vetado a realização de Girona x Barcelona — e, consequentemente, de todo o projeto — apontando, além das ressalvas de UEFA e da própria FIFA, razões como:

— a falta de um consenso, unânime, entre todos os clubes e jogadores;
— pouca clareza quanto ao tratamento econômico (ganhos x gastos) dos clubes envolvidos (Girona e Barcelona, especificamente);
— o horário da partida nos EUA, que seriam conflitantes com os acordos de broadcasting locais (Espanha) e internacionais;
— e quebra das condições de igualdade que balizam a competição (como, por exemplo, garantir que todos os clubes farão o mesmo número de jogos como mandantes e visitantes).

É mesmo uma pena que a LaLiga tenha agido tão à revelia de tudo e todos. A ideia de levar jogos aos EUA era boa, iria ao encontro do posicionamento global adotado pelo campeonato e, houvesse sido bem trabalhada (e combinada) entre os clubes, ofereceria “N” oportunidades de negócios, como patrocínios pontuais e regionais, e até ações de relacionamento com os torcedores. Torcemos para que, num futuro próximo — e sob outro planejamento, mais colaborativo do que impositivo —, esse projeto seja retomado.

l

Thiago Zanetin tem 33 anos e é redator publicitário. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na elite italiana.

Imagens: Divulgação.

l

Siga o Futebol Marketing nas redes sociais: facebook | twitter

Category: Futebol MarketingMercado

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial