Nas TVs da Itália, a #Copa2018 sem a Itália é um sucesso

A Itália não foi à Copa do Mundo FIFA 2018. Mesmo assim, o Mundial é um sucesso no país. Principalmente para a Mediaset, empresa de Silvio Berlusconi — ex-proprietário do Milan —, detentora exclusiva dos direitos de transmissão do torneio no país.

Aos números: as 48 partidas da fase de grupos da Copa foram assistidas por 175 milhões de pessoas (20 milhões a mais do que em 2014, quando a Itália estava em campo e as transmissões eram divididas entre duas redes — a privada Sky e a estatal RAI), sendo 160 milhões em quatro canais de TV — Canael 5, Italia 1, 20 e Mediaset Extra FIFA World Cup — e 15 milhões via streaming

Mais: seja na faixa de transmissão diurna/vespertina, seja na noturna/nobres, o share combinado dos quatro canais de TV da Mediaset superou as expectativas comerciais em, respectivamente, 29,34% (3,155 milhões de telespectadores em média) e 32,9% (6 milhões de telespectadores em média). A partida mais vista entre todas? A estreia do Brasil, contra a Suíça (empate por 1×1), com 7,461 milhões de acompanhantes 36,3% de share (41,4% acima da expectativa comercial).

Excelentes números, não? Que ficam ainda melhores quando consideramos que, graças à ausência da Itália na Copa, a FIFA se viu obrigadada a diminuir, muito, a pedida pelo pacote de transmissão do torneio no país: de € 180 milhões para cerca de € 80 milhões; valor, esse último, que a Mediaset conseguiu cobrir amplamente apenas com a venda de cotas comerciais.

Ou seja, transmitir, na Itália, uma Copa do Mundo FIFA sem a Itália é um grande negócio.

l

Thiago Zanetin tem 32 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na elite da Itália.

l

Imagens: Divulgação.

l

Siga o Futebol Marketing nas redes sociais: facebook | twitter

Category: Futebol MarketingMercado

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial