RESUMINDO: o planejamento global da FIFA para o futebol feminino

Você já leu em FutMKT sobre o sistema de solidariedade criado pela UEFA para acelerar o crescimento do futebol feminino na Europa. Agora, é hora de conhecer a plano estratégico da FIFA para desenvolver e viabilizar a modalidade em todo o mundo.

Batizado pela FIFA de Women’s Football Strategy, o documento (que se integra ao plano “FIFA 2.0: The Vision for the Future”, e pode ser conferido na íntegra aqui) traças três objetivos principais para o futebol feminino:

1. Aumento de participação — reforçar a modalidade nos locais onde já é praticada, e lançá-la onde ainda “não existe” normativamente;

2. Crescimento comercial — com mais participação, haverá mais público e, com isso, maiores possibilidades de viabilizar o #futfem;

3. Construção de fundações — aumentar a participação das mulheres na indústria boleira gobal (em especial, na feminina, que será formada).

E como cumprir esses objetivos para o futebol feminino? A FIFA propõe táticas que abrangem ações a serem cumpridas entre 2022 e 2026, como:

— dobrar o número de jogadoras para 60 milhões até 2026;
— mais torneios-FIFA, profissionais e de base, entre clubes e seleções (além da Copa do Mundo);
— mais mulheres nos comitês executivos da FIFA e de todas as federações associadas;
— #futfem em programas escolares, e ações sociais e de empoderamento feminino;
— desenvolvimento de um programa comercial específico (diferente do masculino) ate 2026;
— etc.

Quem esse planejamento para o futebol feminino deveria estar em andamento a mais temo? Sim; mas, de todo modo, esse é um grande momento para aquecer a modalidade, já que, em 2019, teremos a Copa do Mundo FIFA, na França, com a expectativa (quase a missão) de superar os grandes números da edição 2015, no Canadá — mais de 1,3 milhão de ingressos vendidos e 750 milhões em audiência global de TV.

Tomara que dê certo. E que o futebol feminino do Brasil saiba surfar na onda de (mais) essa oportunidade — porque já passou da hora de a modalidade dar certo por aqui.

l

Imagens: Divulgação.

l

Siga o Futebol Marketing nas redes sociais: facebook | twitter

Category: Futebol Marketing

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial