Sobre o Sunderland na Terceirona e a lealdade da arquibancada

Premier League em 2016-17; Sky Bet EFL Championship — Segundona — em 2017-18; e agora, em 2018-19, EFL League One, a Terceirona.

O Sunderland levou tombos fortes nos últimos dois anos; mas, ao menos nas arquibancadas, sua torcida parece ter assimilado a(s) queda(s).

Até agora, o Sunderland levou, em média, 30.255 torcedores aos seus jogos no Stadium of Light pela Sky Bet EFL League One. Menos do que a média de 41.287 que assistiram a cada partida dos balck cats em sua última temporada na Premier League; mas, mais do que o público médio de 27.635 que o clube cravou em 2017-18, na Sky Bet EFL Championship.

Ou seja, após a segunda queda seguida, a média de público do Sunderland subiu. E a torcida também comprou o barulho da Terceirona fora de casa.

Sold out tem sido um termo constante quando o Sunderand joga fora de casa. Só no último domingo (30 de setembro), em Coventry, contra o Coventry City, foram 5.500 black cats presentes. E, em agosto, 2.200 torcedores lotaram o setor hóspede de Gilingham, num meio de semana, após uma viagem de quase 1.000 quilômetros.

Os away days em Wimbledon, Luton e Burton não foram diferentes: 100% de presença para a torcida do Sunderland.

Fidelidade? Não: lealdade. Como já dissemos aqui, o torcedor leal supera o fiel, porque, grosso modo, não precisa — ou não exige — resultados ou compensações para perceber valor no seu clube. Muito menos para defendê-lo. Advogar em seu favor. O leal é aquele cara que ostenta a camisa pela rua no dia seguinte a uma grande derrota. Ou, no caso do Sunderland, aquele que ocupa as arquibancadas, dentro e fora de casa, após despencar da elite para a Terceirona em duas temporadas.

O Sunderland “descobriu” um grande ativo na abnegação da sua torcida. Agora, é ativá-lo — com o acesso e ações constantes. Mesmo na Terceira, esse pode ser um case — popular — de primeira.

l

Thiago Zanetin tem 32 anos e é redator publicitário. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na elite italiana.

Imagens: Divulgação.

l

Siga o Futebol Marketing nas redes sociais: facebook | twitter

Category: Futebol Marketing

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial