Sparta: a marca esportiva do América Mineiro

Dito e feito: o América Mineiro aderiu à tendência e lançou hoje da marca esportiva própria. Que, ao contrário do que se poderia supor — e do que nós mesmos pensamos —, não se chamará “Coelho”. O conceito é mais profundo.

É. Sparta. A marca da meravellosa minoria (interface perica) do América Mineiro — aquela gente que vai para a guerra, não importa quão difícil seja a batalha.

Como já havíamos adiantado, o logo da Sparta foi criado pelo designer mineiro Adriano Ávila (fundador do FUTBOX, que, em 2017, assinou a revitalização de marca do América Mineiro, e, em 2018, após o bicampeonato da Série B, ressignificou as estrelas no brasão americano), em parceria com a Gadel Consultoria e o Departamento de Marketing do próprio clube.

Segundo Adriano, “o conceito [DA MARCA SPARTA] sintetiza graficamente a história do América e o projeta para o futuro a partir da Metodologia dos 3Ts — Tradição, Torcida e Troféus, que promove a geração de valor para um clube de futebol por meio da sua identidade visual”. E completa: “resgatamos o decampeonato e o inserimos no contexto ‘espartano’, no qual um exército em menor número lutou bravamente contra milhares e fez história.”

De fato, o “S” da Sparta é formado por três traços (Metodologia dos 3Ts) que, vistos de cima para baixo, com inclinação para a direita, revelam um número “10” do histórico, e ainda inigualado, decacampeonato estadual conquistado pelo América Mineiro de 1916 a 1925.

Comercialmente, a primeira ativação do América Mineiro para Sparta acontecerá ainda em 2018: uma pré-venda às escuras, de 300 camisas (as “300 de Sparta”), exclusivamente aos sócios-torcedores Onda Verde. A produção dos mantos será da cearense Bomache, , que já trabalha com Paysandu (LOBO), Fortaleza (LEÃO 1918), CSA (Azulão), Sampaio Corrêa (Tubarão), Coritiba (1909), Santa Cruz (Cobra Coral) e “N” outros clubes com marca esportiva própria.

l

Thiago Zanetin tem 33 anos e é redator publicitário. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na elite italiana.

Imagens: Divulgação.

l

Siga o Futebol Marketing nas redes sociais: facebook | twitter

Category: CamisasFutebol MarketingMercado

Tags:

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial