OPINIÃO | Usos interessantes das mídias sociais por clubes de futebol

Após um longo e tenebroso inverno, estamos de volta com o nosso FutMKT para falar sobre um dos assuntos de que mais gostamos: o uso das mídias sociais pelos clubes de futebol.

Cada vez mais, vemos os clubes investindo na criação de conteúdo — algo que, há pouco tempo, era exclusividade dos grupos de mídia. Seja aqui no Brasil ou no exterior, aposta-se cada vez mais nas plataformas de mídias sociais, com diversos objetivos: desde o fortalecimento da comunicação institucional até a monetização. O conceito da vez, portanto, é apostar no digital.

E agora chega de papo. Vamos à galera que tem feito um trabalho bacana. Começamos com três grandes clubes que têm chamado muito a nossa atenção.

l

Cruzeiro

Ao que tudo indica, a troca na gestão do marketing celeste refletiu numa mudança de patamar da sua comunicação nas mídias sociais. Se antes o Cruzeiro se comunicava com certa dificuldade, fazendo apenas o institucional para não se comprometer com um excesso de formalidade, agora o jogo virou. O clube acerta em cheio ao individualizar seus esforços de acordo com os torneios em que participa — como na brilhante campanha #VamosLaBestia, para a CONMEBOL Libertadores —; na valorização dos seus símbolos históricos; ao apostar em crônicas para o seu site e conteúdos diferenciados no seu canal no YouTube. Tudo isso, claro, sem esquecer do bom atendimento (leia-se: interação) junto aos seus sócios, respondendo com rapidez as dúvidas. Fica claro para nós que a “raposa” tem planejamento e estratégia de conteúdo bem elaborados, e quem agradam ao seu torcedor.

l

Flamengo

O clube da Gávea talvez tenha o projeto digital mais maduro e consolidado no futebol carioca. E a premissa é simples: de que adianta ter uma base grande de torcedores se você não sabe como trabalhar os seus perfis? O Flamengo manda muito bem, com um planejamento de conteúdo sólido, que não deixa de comunicar suas obrigações com patrocinadores, e busca sempre destacar o seu plano de sócios. Algo feito pela Fla TV — um de seus maiores pilares de conteúdo — até na despedida do goleiro Júlio César, que foi acompanhada de diversas formas.

l

Corinthians

O Corinthians é outro caso de trabalho consolidado com um bom planejamento de conteúdo e grande variedade de linhas de comunicação, mas sem perder a identidade do clube e com objetivos claros. Seus resultados não são o que são por acaso.

l

[Bonus Track]

Fugindo um pouquinho dos clubes brasileiros e olhando lá para Europa, mais precisamente para a Itália, uma ação da Internazionale nos chamou atenção: na partida contra o Cagliari, o clube usou o handle de Instagram dos seus jogadores no lugar dos nomes. Bem bacana!



Se o seu time não apareceu por aqui e fez coisas bacanas, deixe a sua dica nos comentários ou mande uma DM em nosso Twitter: @FutebolMKT. Queremos falarmos cada vez mais sobre os trabalhos desenvolvidos pelos clubes, pois sabemos que tem muita gente boa na área.

Category: Futebol MarketingRedes Sociais

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial